quarta-feira, 22 de setembro de 2010


CRIANÇA VEGETARIANA.

DURANTE A INFÂNCIA, A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA É FUNDAMENTAL PARA O DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL ( Estefania Maria Pereira Soares)


    A ALIMENTAÇÃO DAS CRIANÇAS ABAIXO DE DOIS ANOS DE IDADE É FATOR ESSENCIAL PARA SE GARANTIR BOA NUTRIÇÃO ESAÚDE, TANTO A CURTO QUANTO A LONGO PRAZO. AS UNIVERSIDADES E CENTROS DE PESQUISAS PARA NUTRIÇÃO  DO MUNDO TODO, O MINISTÉRIO DA SAÚDE E A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, DENTRE OUTROS ÓRGÃOS, TÊM MOSTRADO QUE A AMAMENTAÇÃO DEVE SER PRIORIDADE NOS DOIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA.
   RECOMENDA-SE ALIMENTAR UMA CRIANÇA EXCLUSIVAMENTE COM LEITE MATERNO, ATÉ OS SEIS PRIMEIROS MESES DE VIDA. ISSO QUER DIZER QUE NÃO SE DEVE OFERECER CHÁS, ÁGUA, SUCOS, LEITES DIVERSOS OU QUALQUER OUTRO ALIMENTO ANTES DESSA IDADE.
   MUITAS ORIENTAÇÕES DESATUALIZADAS DE PROFISSIONAIS, FAMILIARES E AMIGOS ACABAM DIFICULTANTO A AMAMENTAÇÃO.
   O MITO DO "LEITE FRACO E QUE NÃO SUSTENTA"; O MEDO DE FICAR COM MAMAS FEIRS; A FALTA DE ORIENTAÇÃO NO PRÉ-NATAL PARA O PREPARO DAS MAMAS E PREVENÇÃO DE RACHADURAS DE BICO DE SEIO E DE POSIÇÕES CORRETAS PARA AMAMENTAR; A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA DE LEITES EM PÓ DE MAMADEIRAS E CHUPETAS COM MODELOS QUE "ENCHEM OS OLHOS DAS MÃES", SÃO ALGUNS FATORES QUE PODEM DIFICULTAR O PROCESSO DA AMAMENTAÇÃO.
   O LEITE HUMANO É CAPAZ DE SUPRIR TODAS AS NECESSIDADES NUTRICIONAIS DE UM BEBÊ SADIO ATÉ O SEXTO MÊS DE VIDA.
ALEM DISSO, DEVE-SE OFERECÊ-LO SOB LIVRE DEMANDA, OU SEJA, TODA VEZ QUE O BEBÊ PEDIR. ELE POSSUI PROTEÍNAS DE TIPO E CONCENTRAÇÃO EXATOS PARA NÃO CAUSAR PROBLEMAS RENAIS NEM ALERGIAS. CONTÉM AMINOÁCIDOS, AS SUBSTÂNCIAS QUE COMPÕEM AS PROTEÍNAS, QUE AUXILIAM A FORMAÇÃO DO SISTEMA NERVOSO CENTRAL, PREVENINDO PROBLEMAS NEUROLÓGICOS NA INFÂNCIA E, INCLUSIVE, A ESCLEROSE MÚLTIPLA. OS CARBOIDRATOS DO LEITE HUMANO SÃO DE FÁCIL DIGESTÃO, DIFICULTANDO AS INTOLERÃNCIAS À LACTOSE, TÃO COMUNS ENTRE CRIANÇAS QUE NÃO FORAM AMAMENTADAS NO TEMPO CORRETO.


PROTEÇÃO CERTA
O SISTEMA IMUNOLÓGICO DE UMA CRIANÇA AMAMENTADA É BEM ESTRUTURADO, SENDO CAPAZ DE REDUZIR RISCOS DE DIARRÉIAS, INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS (BRONQUITE, ASMA) E DE OUVIDO, ENTRE OUTROS PROBLEMAS DE SAÚDE. PELO FATO DE O LEITE HUMANO TER FERRO EM QUANTIDADE E CONCENTRAÇÃO IDEAL DE ABSORÇÃO PELO ORGANISMO DA CRIANÇA, NÃO HÁ RISCOS DE ANEMIA, TÃO COMUM NESSA FAIXA ETÁRIA. POR ISSO, A CRIANÇA QUE MAMA ADOECE MENOS.
   QUANDO UM BEBÊ NÃO É AMAMENTADO, RECEBE PRECOCEMENTE ALIMENTOS CALÓRICOS COMO FARINHAS, ACÚCARES, ACHOCOLATADOS E BOLACHAS QUE PODEM AUMENTAR O RISCO DE OBESIDADE. ALÉM DISSO, ESSE TIPO DE ALIMENTO FAVORECE PROBLEMAS RELACIONADOS AO EXCESSO DE PESO: DIABETES, COLESTEROL ELEVADO E PRESSÃO ALTA.
   AS CÓLICAS INTESTINAIS ACONTECEM NORMALMENTE ATÉ O TERCEIRO MÊS, JÁ QUE O INTESTINO DO BEBÊ AINDA É IMATURO.
MASSAGENS LEVES NO ABDÔMEN, COLOCAR A CRIANÇA NO OMBRO, FAZER FLEXÕES NAS PERNAS SÃO PROCEDIMENTOS QUE AJUDAM A ELIMINAR OS GASES INTESTINAIS CAUSADORES DAS CÓLICAS. NÃO É ACONSELHÁVEL OFERECER CHÁS PARA OS BEBÊS  NESSA IDADE.


SEIS A OITO MESES
 LOGO QUE UM BEBÊ COMPLETA OS SEIS MESES DE VIDA, INICIA-SE A ALIMENTAÇÃO COM PAPINHAS, PORÉM A AMAMENTAÇÃO CONTINUA. SE A CRIANÇA FOI AMAMENTADA ATÉ ENTÃO, ELA TERÁ MAIS FACILIDADE EM ACEITAR OS NOVOS ALIMENTOS, JÁ QUE O LEITE HUMANO APRESENTA CENTENAS DE SABORES DIRERENTES, DEPENDENDO DA CONCENTRAÇÃO DE ALGUNS NUTRIENTES NAQUELE MOMENTO.
     OFERECER ÁGUA É ESSENCIAL APÓS OS SEIS MESES E DEVE SER FEITO SEMPRE NOS INTERVALOS ENTRE AS REFEIÇÕES, PARA NÃO ATRAPALHAR O APETITE DA CRIANÇA. É BOM DEIXAR UM COPO (PLÁSTICO APROPRIADO) COM ÁGUA TAMPADO EM MESA BAIXA, PARA QUE O BEBÊ ADQUIRA O HÁBITO DE EXPERIMENTÁ-LA LOGO QUE ESTIVER ENGATINHANDO.
   AOS SEIS MESES, SUBSTITUI-SE A MAMADA DO LANCHE DOMEIO DA MANHÃ POR UMA FRUTA (SE PREFERIR A FRUTA RASPADA EMLUGAR DO SUCO) E AMAMADA DA HORA DO ALMOÇO POR UMA PAPA COMPOSTA DE UM CEREAL (ARROZ, MACARRÃO, DERIVADO DE MILHO) + LEGUMINOSA (FEIJÃO, LENTILHA, ERVILHA, GRÃO-DE-BICO) +2 TIPOS DE HORTALIÇAS DIFERENTES (ABÓBORA, CHUCHU, INHAME, CARÁ, MANDIOQUINHA, MANDIOCA, BATATA-INGLESA, BATATA-DOCE, CENOURA, BERRABA, DENTRE OUTROS).
   COLOCA-SE MAIS OU MENOS UMA COLHER DE SOPA DE CADA UM DESSES ALIMENTOS. eSSA PAPA NÃO DEVE SER LIQUIDIFICADA NEM PASSADA NA PENEIRA OU  MULTIPROCESSADOR, JÁ QUE  ESSES PROCESSOS DIFICULTAM O APRENDIZADO DA MASTIGAÇÃO. AMASSA-SE A PAPA BEM COZIDA COM UM GARFO. ELA DEVE SER PREPARADA COM O MÍNIMO DE SAL POSSÍVEL E ALGUNS TEMPEROS FRESCOS, (CEBOLINHA, SALSINHA, ALHO, CEBOLA, MANJERICÃO, ORÉGANO). PODE-SE UTILIZAR A GEMA DE OVO A PARTIR DESSA FASE.
   A OFERTA DE ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C, JUNTO COM A PAPA DO ALMOÇAO, AJUDA NA ABSORÇÃO DO FERRO DA ALIMENTAÇÃO: LARANJA, MEXERICA, PEPINO, MAMÃO, ABACAXI, ALHO, CEBOLA, PIMENTÃO VERMELHO, ACEROLA, PITANGA, TOMATE;
   AOS SEIS MESES, INDEPENDENTEMENTE DO ESQUEMA ALIMENTAR, ACONSELHA-SE A SUPLEMENTAÇÃO DE FERRO, SEMPRE SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. ISSO É NECESSÁRIO PORQUE A CRIANÇA AINDA COME UM VOLUME PEQUENO DE ALIMENTOS, O QUE AUMENTA O RISCO DE ANEMIA ATÉ AOS DOIS ANOS DE IDADE.
   A PARTIR DO SEXTO MÊS, A MAMADA NOTURNA DEVE SER ELIMINADA PORQUE OS DENTES COMEÇAM A SURGIR E PODEM SER ATACADOS POR MICROORGANISMOS CAUSADORES DE  CÁRIES, CONSIDERANDO QUE QUALQUER ALIMENTO (INCLUSIVE O LEITE MATERNO) SERVE COMO SUBSTRATO PARA A SOBREVIVÊNCIA DESSES MICROORGANISMOS. A PARTIR DE ENTÃO, OS DENTES DESSES BEBÊS DEVEM SER ESCOVADOS APÓS CADA REFEIÇÃO OU MAMADA.
> A ABSORÇÃO DO FERRO AUMENTA QUANDO O ALIMENTO QUE O CONTÉM É ACOMPANHADO DE OUTRO ALIMENTO RICO EM VITAMINA C (SUCO DE LARANJA, ACEROLA, LIMÃO).
> A ABSORÇÃO DO FERRO É PREJUDICADA NA PRESENÇA DE CÁLCIO (LEITE, QUEIJO).
> REFRIGERANTES, CAFÉ CHÁ-PRETO, CHÁ VERDE TAMBÉM PREJUDICAM A ABSORÇÃO DO FERRO DEVIDO À PRESENÇA DA CAFEÍNA E FOSFATOS.
  ALIMENTOS RICOS EM FERRO
 FEIJÃO-SOJA, GRÃO COZIDO- 5,14 MG/100G
 ERVILHA SECA - 4,43 MG/100G
 ESPINAFRE COZIDO - 3,57 MG/ 100G
FEIJÃO-PRETO COZIDO - 1,5 MG/100G









BRÓCOLIS COZIDO - O,67 MG/100MG


OITO A DOZE MESES



AOS OITO MESES, CONTINUA-SE COM A FRUTA DO MEIO DA MANHÃ E ALMOÇO. ADICIONA-SE UM CEREAL OU FRUTA À MAMADA DO MEIO DA TARDE E SUBSTITUI-SE A MAMADA DO JANTAR POR PAPA, COMO NO ALMOÇO. CONTINUA-SE AMASSANDO A PAPA, PARÉM, MENOS.
   O OVO COMPLETO (GEMA E CLARA) PODE SER INTRODUZIDO, PREFERENCIALMENTE APÓS OS NOVE MESES DE IDADE, POIS A CLARA PODE CAUSAR ALERGIA EM ALGUMAS CRIANÇAS DESSA FASE.


NÃO DEVE FALTAR
 > NUTRIENTES
     FRUTAS, VERDURAS, CASTANHAS, NOZES E ALIMENTOS INTEGRAIS NÃO DEIXAL FALTAR OS NUTRIENTES NECESSÁRIOS.
 > CORES
     ABUSE DOS ALIMENTOS COLORIDOS.
     CRIANÇA GOSTA DISSO.
> FORMA
    CORTE OS VEGETAIS EM FORMATOS DIFERENTES: TIRINHAS, ESTRELAS, CUBOS, QUADRADOS, REDONDOS. INVENTE!
> SABOR
    AZEITE DE OLIVA, CASTANHAS, NOZES PICADAS E ERVAS SUAVES AJUDAM A PROMOVER A VARIEDADE E A AGUÇAR O APETITE DAS CRIANÇAS PARA OS ALIMENTOS SAUDÁVEIS.
>VARIEDADE.


 NECESSIDADES DIÁRIAS DE PROTEÍNAS DE ACORDO COM A IDADE
_________________________________________
             IDADE                    GRAMAS POR QUILO DE PESO


       3-6 MESES                                            1,85
       6-9 MESES                                            1,65
       9-12MESES                                           1,50
       1-2 ANOS                                              1,20
       2-3 ANOS                                              1,15
       3-5 ANOS                                              1,10 
                                                

  ALIMENTOS ESPECIALMENTE RICOS EM NUTRIENTES PARA O BEBÊ*
> FRUTAS
>VERDURAS
>AVEIA
>SOJA
>ARROZ INTEGRAL
>MILHO
>TRIGO INTEGRAL
>GRÃO-DE-BICO
>LENTILHA
>ERVILHA
>BATATA-DOCE
>INHAME
>QUINUA
*APÓS OS SEIS PRIMEIROS ANOS DE VIDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário