quarta-feira, 22 de setembro de 2010

LIDANDO COM O CONFLITO

QUANDO VOCÊ DESCANSA A CABEÇA NO TRAVESSEIRO À NOITE E PENSA NO DIA PARTICULARMENTE DIFÍCIL QUE TEVE COM SEUS FILHOS, COMO SE SENTE? FRUSTRADO, TEMEROSO, INSEGURO, INQUIETO, PREOCUPADO, MANIPULADO, CULPADO, ANSIOSO, ENOJADO, DASANIMADO, COM DÚVIDAS? O MAIS PROVÁVEL É QUE LUTE COM EMOÇÕES COMPLEXAS QUE LHE DEIXAM COM INQUIETANTES PERGUNTAS ACERCA DE MANEIRA COMO LIDOU COM AS PRESSÕES E OS CONFLITOS DO DIA.

A VERDADE É QUE A MAIORIA DE NÓS NÃO RECEBEU NENHUM TREINAMENTO ESPECÍFICO PARA CRIAR NOSSOS FILHOS. É MAIS FÁCIL OBTER A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO PARA DIRIGIR UM CARO DO QUE CHEGAR A SER PAI OU MÃE. TODAVIA, A FORMA COMO LEVAMOS A CABO A TAREFA DE CRIAR NOSSOS FILHOS VAI IMPACTAR O MUNDO AO NOSSO REDOR, TANTO QUANTO QUALQUER OUTRA COISA QUE FAÇAMOS NA VIDA. DÁ MEDO, NÃO É VERDADE? A falta de habilidade como situações que geram conflitos tem comprometido os relacionamentos entre cônjuge, pais e filhos. Mas como podemos lidar com os conflitos, como enfrenta-los?

Entender as causas do conflito- o fato de cada pessoa ser diferente faz com que os conflitos sejam inevitáveis. Trazemos aos nossos relacionamentos diferentes antecedentes, pontos de vista, emoções, expectativas, hábitos, culturas e prefências relacionadas à idade. Cada vez que há um encontro entre pessoas diferentes, cedo ou tarde vão experimentar conflito.
Entender como pessoas diferentes respondem à tensão e ao conflito - os dominantes e/ou determinados exigem, mas se a tensão persiste se afastam. Os influentes e/ou compreensivos num primeiro momento cedem, depois atacam. Já o disciplinador e/ou consciencioso se aparta e depois exige.
Não espere que as pessoas pensem ou ajam como você - as pessoas, incluindo seu cônjuje, seus filhos, seu pai, sua mãe e todas as demais, nunca serão como você quer que sejam. Cada membro de sua família necessita diferentes expressões de amor e de limites.
Faça ajustes para suprir as necessidades de seus filhos - não importa o quanto você os ama, amá-los não é o suficiente.
Seu amor deve penetrar suas vidas. Devem sentir-se amados. Se voce não ajusta seu estilo, talvez envie uma mensagem àquele filho "diferente" que o aborrece, exatamente por ser diferente de você que não retrata a realidade dos seus sentimentos por ele.




5. Dê a cada membro da família a oportunidade de recarregar suas baterias - como pais e mães somos chamados a mudar a maneira como nos relacionamos com nossos filhos para suprir suas necessidades. Cada vez que saímos da nossa zona de conforto e nos comportamos de maneira diferente ao nosso estilo natural, isso gera uma tensão. A tensão tende a esgotar nosssa energia mental, emocional e física

Quando nosso nível de energia está baixo somos menos pacientes, menos flexíveis e mais obstinados. Isso quer dizer que quanto mais tempo damos a nós mesmos e aos nossos filhos para recarregar-mos as baterias, menos conflitos vamos experimentar.

Entender as necessidades de energia também é importante para seus filhos. Quando seus níveis de energia estão baixos eles têm dificuldade de encarar as circuntâncias que não se encaixam com seus estilos naturais. Serão mais egoístas e será mais difícil lidar com eles. Entretanto, quando seus níveis de energia estão altos, eles têm mais poder para expressar seus pontos fortes e conviver com situações incômodas.

COMO RECARREGAR AS BATERIAS?

O descanso fisico, o exercicio fisico, a meditação, a alimentação equilibrada são fatores importantes para recarregar as baterias. Lembre-se: você deve cuidar de você mesmo para poder cuidar de seu filho ou filha.

REFLEXÃO:

Você está enfrentando algum conflito em seus relacionamentos? Você acha que está perdendo o controle da situação? Lembre-se: existe uma saída, JESUS. Ele disse. " Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" ( Mateus 11:28). Converse com Jesus acerca das suas dificuldades e creia que ele vai ajudá-lo. Ele prometeu que o Faria.

(texto retirado do folder: Famílias por Famílias igreja Adventista do Sétimo Dia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário