quarta-feira, 22 de setembro de 2010

MINHA HISTÓRIA

Nosso bebe nasceu dia 31 de julho de 2009! ficamos muito felizes pois sempre foi muito desejado! Foi parto cesário! apesar de eu não querer, tive que adiantar pois, meu marido recebeu uma proposta de trabalho fora do estado de SP. Nosso bebe lindo nasceu! mas... logo na primeira noite foi um chororo!! que quase fiquei maluca! e o leite demorou para descer devido ao parto ser cesário! enfim, a partir daquele momento achei que nunca mais fosse dormir! e de fato até 1 ano e 1 mês ele não dormia bem! e como mãe inexperiente, cada vez que ele chorava eu oferecia o peito pois, ele não quis pegar chupeta! e com isso ele criou o hábito que logo se tornou um vício de dormir no peito! o que acho que prejudicou muito o sôno dele e o meu também! mas, somente após ler muito sobre o sôno dos bebes, como estabelecer rotina que começei a aplicar no cotidiano dele! e me ajudou muito mas ainda não tinha resolvido a questão do sôno!!!



Então... a primeira semana: fomos para casa três dias após o parto e ainda muito dolorida minha sogrinha me ajudou muito e eu, feliz por estar amamentando! estava me sentindo realizada! pois, sou Enfermeira e sempre incentivei a amamentação. passaram-se os dias e percebi que o meu bebê não dormia bem! pensei: deve ser por causa da fase. porém foram passando os meses e como ele não pegava chupeta ele mamava muito bem e dormia no peito. e isso se tornou um ritual que ao longo dos meses acabou que ele só dormia nessa condição. Problemas com gazes ele só teve nos dois primeiros meses, não sofri muito com isso. Quando me mudei de Estado, fiquei longe da minha mãe, amigos e familiares e isso me fez sofrer muito pois me senti meio desamparada! Porém, Deus é Maravilhoso e nunca nos desampara. Tenho uma amiga muito especial: Neuzeli que me recepcionou muito bem e nos abraçou com muito carinho e me apoiou muito. A Marion (minha florzinha) que também me ajudou e me ajuda até hoje! agradeço a todos! Mas, as dificuldades com a rotina do sôno do nosso bebê continuava e ele não dormia nem de dia nem de noite! nossa! imaginem! quase enlouqueci!! fazia de tudo: banho, massagem, contava histórinha e nada! levei a vários pediatras que diziam que era porque eu trabalhei o período da gravidez durante a noite e isso pode ter levado ao descontrole do sôno dele. Me culpei muito por ter trabalhado durante a noite mas agora, tinha que tentar resolver essa situação. Bem, cheguei ao ponto de coloca-lo para dormir comigo pois, ele acordava várias vezes durante a noite para mamar. Meu marido foi para o outro quarto pois até ele ficava com dó! E assim foi durante 8 mêses. Levei novamente a pediatra que me disse: Continue amamentando! refaça a rotina dele e dê passiflorine! assim eu fiz. Decidi que ele não iria mais dormir comigo e sim no seu berçinho! e assim eu fiz, teve noites que ele dormia 5 horas seguidas mas, dava para contar nos dedos! Já estava sentindo vontade de desmama-lo porém, tinha um pouco de receio e no fundo gostava de amamentar pois é uma sensação muito boa e também sei quantos benefícios a amamentação oferece para o bebê. foram muitas noites e dias sem dormir. Confesso que já estava ficando esgotada emocionalmente. Ligava para minha mãe, sogra, amigas e desabafava. Pensava: será que é só meu bebê que é assim? consultava sites, blogs, livros e via sempre que outras mães também passavam por situações semelhantes porém, me sentia desconfortável e pensava que deveria haver uma solução para o meu problema, pois estava afetando o desenvolvimento do nosso bebê, ao meu ver é claro! Graças a Deus seu desenvolvimento está dentro do normal mas, sempre achei que ele deveria dormir mais. Foi então que decidi após 1 ano e 1 mês desmamá-lo. Já vinha me preparando psicológicamente para isso, pois gostava muito de amamentá-lo mas, para isso precisei muito de ajuda e a quem recorri? A minha mãe! pois como estou morando em outro estado e sabia que seria muito difícil pois, dói no coração ve-lo chorar incontidamente, a vovózinha veio ajudar e foi essencial pois ela ficou 15 dias comigo e me ajudou muito fiquei muito grata pois, eu também senti a separação. Enfim... depois de 10 dias ele já estava mais conformado com o desmame. porém substitui pelo leite ninho e mucilon principalmente nas horas do sôno mas, não se tornou regra pois só dei mamadeira nos 5 primeiros dias e noites antes de dormir. Ele associou a amamentação a hora de dormir, e até hoje, quando ele está com sôno ele coloca a mão no meu seio. Estou tentando tirar esse hábito pois para mim é desconfortável mas, estou muito feliz com a vitória de ter conseguido, aconselho sempre ter alguém que esteja disposto a ajudar nesse processo pois não é tão fácil. Ele está dormindo melhor graças a Deus e ao empenho de desmamá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário